Savassi Festival

Diogo Gomes é o vencedor do concurso Novos Talentos, promovido pelo Savassi Festival 2022, Festival Jazz da Montanha e Estúdio Sonastério

Músico que vêm trilhando um caminho promissor na música brasileira foi o ganhador do edital, que teve recorde de inscrições para esta edição

Diogo Gomes, por Cris Vicente por Cris Vicente

A edição deste ano do Concurso Novos Talentos do Jazz foi muito especial. Quem acompanha o Savassi Festival sabe da importância que esta seleção tem para nosso evento: apresentar novas gerações pautadas pelo jazz e pela música instrumental, de forma que reforçamos o cânone cultural do nosso evento, além de oferecer suporte aos jovens músicos.

Recebemos dezenas de inscrições em 2022: 32 artistas, um número recorde que valida esse propósito, em nossa 20ª edição.Chegando a sua 17ª edição, o edital foi destinado a músicos com até 30 anos de idade, que tocam jazz e música instrumental, residentes no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina, que desejam participar de dois dos eventos mais importantes da música nacional.

É com muito orgulho que anunciamos então o vencedor deste ano: Diogo Gomes e seu quarteto. Os músicos farão parte da programação do Festival Jazz de Montanha, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de Julho e no Savassi Festival 2022, que acontece entre os dias 15 e 21 de agosto, dois palcos referenciais para a música instrumental mineira e receberão um prêmio no valor de R$3.000 (três mil reais) por cada apresentação.

A grande novidade é que o vencedor do concurso deste ano também poderá gravar até três músicas autorais e três videoclipes no Sonastério, um dos estúdios mais sofisticados do país. Ainda, caso as gravações se adequem ao perfil criativo dos selos Sonastério e Savassi Festival Records, os artistas vencedores terão a oportunidade de lançar um álbum co-produzido pelas duas chancelas, plataformas promissoras para o ponto de decolagem de qualquer novo artista.

Gomes é trompetista e iniciou seus estudos na música com o pai, o trombonista Cesário Constâncio Gomes, responsável pela sua formação teórica, prática, harmônica, arranjo e improvisação. É bacharel em trompete pela UFRJ e mestrando em Processo de Desenvolvimento Artístico na mesma instituição, além de atuar como professor do curso de Graduação em Trompete da UNB.

Ele já tocou em orquestras importantes como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Petrobras Sinfônica. Também já trabalhou com grandes nomes da música popular, como Nando Reis, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Jorge Ben Jor, dentre outros. Participou de grandes festivais no Brasil e na Europa, como Nord Sea Jazz Festival e o Rio Montreux Jazz Festival.

O músico possui dois singles já disponíveis nas plataformas de streaming e, em maio de 2022, lançou seu primeiro álbum solo, totalmente autoral, intitulado ?Transcedental?. O quarteto que o acompanhará nas apresentações no Savassi Festival e Festival Jazz de Montanha é formado pelo tecladista Danilo Andrade, pelo multi instrumentista Guilherme Lirio, pelo baterista e percussionista Kainã do Jêje e, por fim, o baixista Adalberto Miranda.

Quem somos

O Savassi Festival é um festival de jazz e música instrumental criado em 2003, em Belo Horizonte. O evento teve diversas edições realizadas em outras cidades, como Nova Iorque, São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, é na cidade natal do festival em que é realizado o amplo espectro de atividades que lhe caracteriza, sempre dedicadas ao jazz e à música instrumental.

O Jazz de Montanha é um festival de jazz e de música instrumental brasileira, criado em 2014. O evento surgiu da necessidade de se criar espaço e palcos para o gênero no interior de Minas Gerais. Ao longo dos últimos 7 anos, o Festival ganhou força e credibilidade, tendo edições realizadas no interior, em Juiz de Fora, e em Belo Horizonte. Sempre com o objetivo de ser ponte para artistas e trabalhos da nova geração, oferece shows e atividades formativas ligadas à música instrumental.

O Sonastério é uma obra de arte em si. Encravado nas montanhas de Minas Gerais, se consolidou como uma das maiores produtoras musicais do Brasil, oferecendo ao artista uma experiência única: um lugar para o escape da vida cotidiana no qual o artista possa verdadeiramente se dedicar a sua obra, usufruindo de todos os elementos essenciais para alcançar a sua melhor forma.