Savassi Festival Lisboa

Edital Palco UFMG

Processo seletivo para os alunos da Escola de Música da Universidade Federal da UFMG.

O Savassi Festival e a Escola de Música da UFMG, representada pelo professor doutor André Queiroz "Limão" apresentam a nova edição do edital Palco UFMG. Criado em 2012 por iniciativa do professor doutor Clifford Korman, abre espaço para os alunos de graduação e mestrado da Escola de Música se apresentarem no festival.

Serão aceitas propostas que possuam inspiração na música instrumental brasileira, no jazz e seus hibridismos. Todos os alunos devem estar regularmente matriculados na Escola de Música da UFMG e todo o processo seletivo será realizado internamente, pela escola de música.

Inicialmente serão selecionadas duas bandas, sendo que esse número pode aumentar ou diminuir, de acordo com as decisões da banca.

No edital de 2023 foram selecionadas as seguintes bandas:

  • Davi Lobo Quarteto
  • Zéquintê
  • Los Brothers
  • Daniel Faria Quinteto

O Palco UFMG no Savassi Festival é projeto de extensão ativo com uma parceria realizada entre a EM-UFMG/área de música popular (DINC e CENEX) e o Savassi Festival, um dos mais importantes festivais de jazz, música instrumental e música popular do país com projeção internacional. Os primeiros passos deste trabalho em conjunto iniciaram-se em 2011 através do Evento Workshops - Savassi Jazz na UFMG, registrado no SIEX sob número 200791, e continuaram com edições de Palco UFMG em 2012, 2013 e 2018, 2019, 2021, 2022, 2023 e agora em 2024.

O evento pretende oferecer e satisfazer vários elementos importantes para os dois parceiros:

  • Fomentar a mostra de alunos da EM-UFMG na participação de eventos com cunho internacional.
  • Oferecer aos alunos a oportunidade de apresentar seu trabalho de performance em grupos para o público alvo composto pela comunidade geral de Belo Horizonte e as pessoas que moram fora da cidade, mas que venham para aproveitar as duas semanas do festival.
  • Fundamentar, através de oportunidades dessa natureza, o desenvolvimento artístico do músico emergente.
  • Mostrar e unir diversificados componentes educacionais: oficina de performance, gravação, performance de instrumento ou canto, música e tecnologia, prática de conjunto em música popular, composição, arranjo, improvisação, técnica, produção musical, e vida profissional.
  • Mídia com repercussão internacional fornecida pelo Savassi Festival.

Confira o edital aqui