Savassi Festival Lisboa

Jazz Música Instrumental Brasileira
Azymuth (SP)
Azymuth (SP)
Dom, 04/08/2024 | 20:00

PALCO NOVA ONDA - INSTITUTO UNIMED BH

Praça Floriano Peixoto - Belo Horizonte - MG

Gratuito

Azymuth: o clássico do jazz carnival para as novas gerações

A sonoridade explosiva do jazz fusion brasileiro chega às setlists dos DJs do século XXI

Desde a década de 1970, o Azymuth tem se destacado como uma banda instrumental brasileira que funde criativamente elementos do samba, da bossa nova, do soul e do jazz fusion. Fundada por Alex Malheiros (baixo), Ivan Conti (bateria) e José Roberto Bertrami (piano), a banda construiu ao longo dos anos uma rica discografia, composta por 24 álbuns lançados tanto no Brasil, incluindo os notáveis "Azimuth" (Som Livre, 1975) e "Águia não come mosca" (WEA, 1977), quanto no exterior, com destaque para "Telecommunication" (Milestone Records, 1983), "Crazy Rhythm" (Milestone Records, 1988) e "Fênix" (Far Out Recordings, 2016).

Essa eclética mistura de influências musicais impulsionou o Azymuth para o reconhecimento internacional, solidificando seu lugar entre os grandes nomes da música brasileira de alcance global. A parceria com músicos e compositores nacionais, como Marcos Valle, Airto Moreira e Flora Purim, bem como o reconhecimento de sua originalidade por figuras proeminentes do acid jazz contemporâneo, como Jamiroquai, Brand New Heavies e Incognito, resultou em inúmeras histórias musicais e expandiu a audiência da banda para as novas gerações de amantes da música sem fronteiras.

A partir do século XXI, o Azymuth passou a ser um “estilo” incorporado nas setlists de diversos e vibrantes DJs, como DJ Nuts, DJ Ron Trent, DJ Spinna, Madlib, Kenny Dope, Ronie Size, 4 Hero, Master At Work, Jazzanova, Roc Hunter, Faze Action, Dj Venom, Ali Shaeed, Adrian Younge, Theo Parrish, entre outros. Desde então, outras pontes foram sendo construídas entre a banda e a plateia de jovens amantes do som fusion de raiz brasileira.

Atualmente, o Azymuth conta com a parceria do pianista Kiko Continentino, que dá continuidade ao som do saudoso Bertrami, falecido em 2012, e do baterista Renato Massa, que honra o som do inesquecível Ivan Conti (Mamão), falecido em 2023. Conforme explica Alex Malheiros, o baixista veterano: “Não por acaso, a palavra Azimuth em árabe antigo (alsamt) significa caminho, e acreditamos que o novo caminho para Azymuth está aberto e deve continuar. Como uma Fênix, devemos nos reerguer mais uma vez.”

A produção de novas obras musicais e uma intensa agenda de excursões nacionais e internacionais fazem parte do cotidiano da banda, que continua a atrair um público diversificado. Isso inclui fãs de longa data e uma plateia jovem e enérgica de todas as origens, ávida por experimentar som, ritmo, melodia, harmonia, arte, história, inovação e a fluidez que transcende fronteiras.

Formação:

Alex Malheiros
Alex Malheiros (Contrabaixo)
Kiko Continentino
Kiko Continentino (Piano & Teclado)
Victor Bertrami
Victor Bertrami (Bateria, convidado especial)

Programação Completa