Savassi Festival Lisboa

Brass Band World Music
Terno do Binga
Terno do Binga
Sáb, 03/08/2024 | 17:00

PALCO ATAQUE HONK!

Praça da Savassi - Belo Horizonte - MG

Gratuito

HONK!

O HONK! é um festival internacional de fanfarras ativistas que surgiu em 2006 em Boston, nos Estados Unidos, e ganhou o mundo. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a realizar o HONK! e desde então vem sendo realizado em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis.

Realizado de forma voluntária, que tem por objetivo promover o intercâmbio entre fanfarras, em uma rica mistura entre artistas de rua, músicos, público e cidade. Em Belo Horizonte, quem puxa o HONK! é o movimento de fanfarras de rua que nasceu a partir do carnaval da nossa cidade. Aqui, a festa é realizada desde 2019 com a ocupação dos espaços públicos com música e arte. Em 2024, o HONK! BH acontecerá entre os dias 31 de agosto a 01 de setembro, com a presença de mais de 20 fanfarras de diversos estados e programação diversa e gratuita.

Terno de Binga

Fundada no dia 4 de julho de 2022, inspirado nos ternos de Maracatu de Baque Solto, nas Cirandas da Zona da Mata Norte pernambucana e no Frevo, passando também pelo Coco Rural e o Bumba Meu Boi Maranhense, a Orquestra Popular Terno do Binga traz influências que vão desde os grandes mestres como Biu Roque e Lia de Itamaracá aos artistas contemporâneos como Siba e Otto, referências na difusão e valorização dessas culturas e seus fazedores.

O nome Terno, se refere à formação musical de instrumentos do Maracatu de Baque Solto, composta por: bombinho, gonguê, ganza(ou Mineiro), caixa ou tarol e a cuíca (conhecida também como porca ou onça). Nos sopros os instrumentos são: trompete, trombone, saxofone e tuba.

O nome Binga, homenageia o cachorro de um dos fundadores, resgatado na mata de Rio Acima nos primeiros dias de formação do grupo.

O Terno do Binga é uma orquestra diferente, fruto de um bom encontro entre o movimento das fanfarras de rua com os grupos percussivos belorizontinos que pesquisam as culturas populares tradicionais brasileiras.

Formação:

Programação Completa