Savassi Festival Lisboa
Fundada no dia 4 de julho de 2022, inspirado nos ternos de Maracatu de Baque Solto, nas Cirandas da Zona da Mata Norte pernambucana e no Frevo, passando também pelo Coco Rural e o Bumba Meu Boi Maranhense, a Orquestra Popular Terno do Binga traz influências que vão desde os grandes mestres como Biu Roque e Lia de Itamaracá aos artistas contemporâneos como Siba e Otto, referências na difusão e valorização dessas culturas e seus fazedores.
O nome Terno, se refere à formação musical de instrumentos do Maracatu de Baque Solto, composta por: bombinho, gonguê, ganza(ou Mineiro), caixa ou tarol e a cuíca (conhecida também como porca ou onça). Nos sopros os instrumentos são: trompete, trombone, saxofone e tuba.
O nome Binga, homenageia o cachorro de um dos fundadores, resgatado na mata de Rio Acima nos primeiros dias de formação do grupo.
O Terno do Binga é uma orquestra diferente, fruto de um bom encontro entre o movimento das fanfarras de rua com os grupos percussivos belorizontinos que pesquisam as culturas populares tradicionais brasileiras.