Savassi Festival Lisboa
O Trio Travessia surgiu da união entre artistas que enxergam na música um espaço de desconstrução, estudo e criação de arte contemporânea.
O grupo tem como principal força motriz a fusão de elementos da música instrumental brasileira com expressões modernas do jazz e da música experimental.
Insatisfeitos com a rigidez formal do Jazz e a imobilidade da música instrumental brasileira o grupo visa desconstruir e explorar territórios sonoros incomuns a estes estilos.
Para tal, o Trio utiliza de diversas ferramentas contemporâneas de composição. Tais como o emprego de poliritmias e compassos alternados, fortemente influenciados pelo trabalho de músicos como John Cage e Hermeto Pascoal. O grupo também faz a ampla utilização de pedais de efeito e aparelhos de sintetização, criando uma nova paisagem sonora sobre a música instrumental.
Sobre sua instrumentação, o Travessia utiliza uma formação extremamente popular dentro do universo da música instrumental, o trio.
Realizando uma reflexão sobre as convenções impostas por quase um século de execução desta instrumentação, o Travessia explora todas as possibilidades que um baixo, uma guitarra e uma bateria podem oferecer.