Savassi Festival Lisboa

Contemporâneo Mulheres na Música Instrumental
Arícia Ferigato Quarteto
Arícia Ferigato Quarteto
Qui, 01/08/2024 | 19:30

CAFÉ COM LETRAS

Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi - Belo Horizonte - MG

(31) 2555-1610

R$ 20,00

A harpista e improvisadora/compositora Arícia Ferigato, artista selecionada para a bolsa de composição do Savassi Festival 2023, sobe ao palco do Café com Letras na noite do dia 1 de agosto para apresentar o show do primeiro álbum da sua carreira, “Pequenas Voltas”, lançado em abril de 2024 pelo Selo Savassi Festival Records em parceria com o Estúdio Galeria Resistor.

A artista brasiliense, residente em Belo Horizonte desde 2015, vem de uma longa trajetória na música de concerto (trabalhando como freelancer em importantes orquestras brasileiras como a Filarmônica de Minas Gerais, OSTNCS, OSMG, Orquestra Ouro Preto, entre outras) e acadêmica (com mestrado em música - UNB e doutorado em performance musical - UFMG). Em paralelo à sua atuação na música de concerto a artista vem nos últimos 8 anos direcionando sua carreira nos para um enfoque artístico nas linguagens de improvisação, buscando construir sua singularidade como performer, improvisadora e compositora dentro das possibilidades que a harpa de pedais oferece, e também ampliando seu espectro sonoro utilizando técnicas estendidas e pedais de efeito. Atualmente, Arícia se dedica ao desenvolvimento de seu trabalho autoral.

A partir da integração sonora de suas inspirações e influências que vão desde a música de concerto, passando pela música experimental e o ambient e finalmente culminando nas linguagens do jazz (especialmente do Spiritual jazz e do Free jazz), Arícia Ferigato apresenta temas autorais que compõem o repertório do seu primeiro álbum e homenagens a artistas que influenciaram este trabalho. O show entrega momentos que vão das ambiências etéreas às psicodelias jazzísticas através da improvisação e da combinação única da harpa com os instrumentos típicos do jazz (saxofone, contrabaixo acústico e bateria) proporcionando uma experiência sonora instigante.

Formação:

Arícia Ferigato
Arícia Ferigato (Harpa)
Pablo Souza
Pablo Souza (Contrabaixo)
Victor Mendes
Victor Mendes (Bateria)
Vinícius Mendes
Vinícius Mendes (Sax Tenor & Flauta)

Programação Completa