Savassi Festival

Congresso Acadêmico Pensar Música
Mesa SOLve | Música Afro-Diaspórica
Mesa SOLve | Música Afro-Diaspórica
Qui, 18/08/2022 | 10:00

Conservatório UFMG

Av. Afonso Pena, 1534 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30130-002 - Belo Horizonte - MG

(31) 3409-8300

gratuito

Moderador Gil Amâncio (Ciberterreiro)

Palestrante Prof. Juan Diego Diaz (UC-Davis)

Palestrante Ìdòwú Akínrúlí (NGR) - Fala das Raízes

Palestrante Gabi Guedes

Palestrante Verônica Fernandes (UniRio) - Jongo da Serrinha - transcrições para piano

Toda atividade humana envolve um mover, um sentir e um pensar. Na ação musical, essas funções estão imbricadas e pode ser que na performance, ora uma ora outra seja mais insinuante ou visível, mas a ação será sempre uma conciliação possível delas. Ao ler estas frases iniciais e assertivas, fica colocada uma provocação e uma reflexão, em que a ponta de lança do trio mover – sentir – pensar está em pensar, ainda que implique mover o corpo imbuído de uma certa atmosfera do sentir. Na realização do III Congresso Pensar Música há o encontro humano, tão caro e necessário, especialmente nos tempos trans-pandêmicos que ainda vivemos em 2022. Mas além do encontro, as falas no congresso são um convite a pensar, ainda que a escuta mobilize um mover e inspire um sentir. Portanto, é com este espírito que oferecemos ao público esta edição do Congresso Pensar Música.

O tema geral “música criativa, improvisação na quebrada” norteia as apresentações no congresso. “Na quebrada” refere ao lugar de criação e improvisação, seu entorno, o contexto onde nasce e a vida que mobiliza. Cada pesquisador apresentará um recorte de sua pesquisa referente ao tema. Serão três mesas e uma roda de conversa. Nas mesas serão apresentadas pesquisas em andamento com foco nas músicas afro-diaspóricas e nativas. Na roda de conversa, os participantes terão a oportunidade de intercambiar ideias e reflexões.

Esperamos assim contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em música, oferecendo as falas e as reflexões dos participantes, em torno da ação musical de criar e improvisar na quebrada. Temos também a alegria de ver se consolidar a parceria entre o Instituto das Cidades Criativas e a Escola de Música da UFMG para a realização do Congresso Pensar Música, dentro da programação do Savassi Festival, assim como para as publicações no selo Minas de Som.

Programação Completa