Savassi Festival

Encerramento Show
Kathrine Windfeld e Big do Clube (DE/BR)
Kathrine Windfeld e Big do Clube (DE/BR)
Seg, 22/08/2022 | 21:00

Clube de Jazz do Café com Letras

Rua Antônio de Albuquerque, 47, Savassi - Belo Horizonte - MG

(31) 98872-4989

Couvert artístico: R$25,00

Kathrine e o baterista dinamarquês Henrik Hansen, músico central na sua big band e sexteto na Dinamarca, se apresentarão com a Big Band do Clube, e lançarão uma nova colaboração artística com o guitarrista, compositor e líder da banda, Felipe Vilas Boas. A intenção é que o encontro artístico intercultural de Kathrine e Henrik com os talentosíssimos músicos da cena mineira - cena com papel tão importante na música brasileira - gerará trocas artísticas inovadoras e mutuamente inspiradoras.

A Big Band do Clube, um novo conjunto profissional mineiro de 13 músicos, ensaiará e interpretará o repertório de Windfeld, apresentando uma nova colaboração artística com o guitarrista e compositor premiado Felipe Vilas Boas, líder da Big Band do Clube. O Festival Savassi comissionou dois arranjos de Windfeld de composições de Vilas Boas, a serem gravados ao vivo e integrados no próximo álbum de big band de Vilas-Boas a ser lançado pela gravadora do festival, Savassi Records. A inspiração mútua e as trocas artísticas ganharão novas dimensões com apresentações do novo quarteto dinamarquês-brasileiro composto por Vilas-Boas, Windfeld, o baixista brasileiro Bruno Velozzo e o baterista Hansen.

Com seus quatro álbuns de big band lançados - AIRCRAFT (2015), LATENCY (2017), ORCA (2020) e DETERMINATION (2021) - o nome de Kathrine Windfeld se espalhou rapidamente para além das fronteiras da sua terra escandinava, levando-a a inúmeros prêmios e elogios em publicações internacionais. Quando mídias de renome como The Guardian (Reino Unido), Downbeat (EUA), Jazzthing (Alemanha) e Le Monde (França) concordam que Kathrine Windfeld é o nome do futuro, é bom ficar atento. Suas composições são descritas como uma rara combinação de delicadeza e força: um encontro colorido de universos harmônicas sofisticadas, grooves cativantes e temas poéticos que flutuam em seus arranjos explosivos.

Como uma jovem artista de jazz contemporâneo e líder de big band bem-sucedida na cena europeia, ela poderá também inspirar compositoras e instrumentalistas femininas no Brasil.

Felipe Vilas Boas, guitarrista paulista e residente em Belo Horizonte, já é consagrado na nova safra de músicos de jazz e de música instrumental do cenário mineiro. É vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior.

O repertório das apresentações de big band destacará seis composições e arranjos da Kathrine, principalmente do álbum mais recente, DETERMINATION (2021), complementados pelos dois arranjos autorais inéditos de composições de Felipe Vilas Boas. O repertório das apresentações do quarteto será composto de uma seleção de composições para quarteto e sexteto da Kathrine.

Programação Completa