Savassi Festival

Show
O Grivo apresenta Mímesis
O Grivo apresenta Mímesis
Sáb, 20/08/2022 | 20:00

Palácio das Artes - Sala Juvenal Dias

Avenida Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte - MG

Ingressos: R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia)

Nelson Soares e Marcos Moreira, são os artistas que compõem O Grivo. Compositores, músicos/intérpretes de suas próprias obras e profissionais artesãos que constroem, consertam e inventam instrumentos musicais.

Nesta apresentação, eles vêm acompanhados dos artistas Felipe José e Francisco César. O quarteto apresentará uma série de improvisações que acontecem nas bordas da música de concerto contemporânea e do jazz experimental. Parâmetros, conceitos e procedimentos de instrumentistas e compositores de ambas as linguagens funcionam como lampejos que provocam o discurso e o diálogo musical/sonoro entre os músicos. Ideias harmônicas, melódicas, rítmicas e orquestrais são combinadas e reorganizadas às vezes de maneira metodicamente planejada; e às vezes de maneira profundamente intuitiva.

Vindos de trajetórias e experiências musicais diferentes, os quatro músicos têm na improvisação um território comum. A confiança na intuição como ferramenta criativa em si permeia o trabalho dos quatro.

Utilizando referências parâmetros e ideias formais como (des)continuidade / textura / velocidade / densidade / fragmentação / repetição dentre outros, o quarteto elege caminhos e pontos de partida para as improvisações.

As peças ora se caracterizam por uma transparência formal cristalina e ora por uma complexidade orquestral intrincada. Por vezes um pulso claro e contínuo conduz o grupo e por vezes a polirritmia domina a atmosfera. Num momento há uma narrativa harmônica e melódica dominando todo o plano; para no momento seguinte o quarteto constrói uma paisagem sonora que lembra um viajante em movimento que vê pela janela as transformações da geografia e da luz produzidas por seu movimento.

Programação Completa